RESUMO
Código: 504
Área Temática: Marketing

 

Abrir
Arquivo

 
Motivos Para Viajar: Replicação de Um Estudo Com Turistas Maduros no Contexto Brasileiro
 
Este artigo é uma replicação de um estudo que investiga as motivações que levam os turistas mais velhos a realizarem viagens de lazer. Mais especificamente, a presente pesquisa, realizada na região do grande ABCD, no entorno da cidade de São Paulo, compara as motivações dos consumidores mais velhos com os motivos dos mais jovens. Utilizou-se o termo “mais velhos” para denominar os indivíduos com 55 anos de idade ou mais e o termo “mais jovens” para aqueles entre 25 a 54 anos de idade. Para investigar o problema, optou-se por uma metodologia quantitativa. Cento e noventa e nove pessoas foram entrevistadas, utilizando-se um instrumento de coleta de dados estruturado. A hipótese que norteou o trabalho foi a de que a motivação para viajar varia entre os grupos dos indivíduos mais velhos e o dos mais jovens. A análise dos resultados revelou que existem dois motivos que diferenciam o grupo dos mais velhos do grupo mais jovem: enriquecimento espiritual e contar aos amigos sobre a viagem. Todas as demais razões são estatisticamente semelhantes para os dois grupos. Os resultados desta investigação estão em harmonia com pesquisas anteriores e contribuem para agregar à literatura outros resultados empíricos.

 

Apoio:   Realização:   Parceiros:
   
Patrocinadores: