RESUMO
Código: 526
Área Temática: Marketing

 

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Medidas de Relação Entre Marketing Mix e Performance Empresarial: Uma Análise da Cadeia Produtiva do Segmento Químico-farmacêutico
 
O trabalho buscou relacionar as atividades do marketing mix e market share de empresas do segmento químico-farmacêutico. Devido à falta de pesquisas nesta linha procurou-se estabelecer, em um primeiro momento, uma relação mais simples e direta que possibilitasse o prosseguimento posterior em bases mais complexas de análise. O estudo empírico, de natureza quantitativa, transversal e exploratória, utilizou para mensuração das variáveis do marketing mix a escala proposta por Cook (1983), que as analisa em quatro dimensões distintas – produto, distribuição, promoção de vendas e políticas comerciais. Das seiscentas empresas convidadas a participar da pesquisa cento e vinte e duas retornaram os questionários (20,33%), todavia apenas cento e quatorze foram consideradas válidas após a exclusão de oito outliers. Utilizando os grupos formados na análise fatorial exploratória como variáveis independentes e o market share como variável dependente do modelo de regressão linear multivariada, encontrou-se o coeficiente de determinação r2=0,206 o que indica que as variáveis do marketing mix explicam 20,6% da variação do market share das empresas participantes do presente estudo.

 

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