RESUMO
Código: 532
Área Temática: Ensino de administração

 

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Lealdade e Retenção de Alunos no Ensino Superior: Percepções Teóricas Sobre Construtos e Formas de Mensuração
 
Retenção e lealdade de estudantes são determinantes fundamentais de sobrevivência das instituições de ensino superior (IES) não-públicas. Contudo, não há um consenso quanto ao conceito e às variáveis que podem ser empregadas em sua mensuração. Assim, este estudo, por meio de revisão teórica dos construtos de lealdade e de retenção de alunos em IES, tem como objetivo verificar, a partir da análise de suas variáveis operacionais, a validade de conteúdo desses construtos, bem como propor conceitos específicos para os mesmos. Para tal, realiza-se uma pesquisa bibliográfica revisando 19 pesquisas nacionais e internacionais que abordam especificamente lealdade e retenção de estudantes em IES. Os resultados apontam que a retenção é mensurada tanto por índices reais de permanência quanto pelas intenções de permanência dos estudantes; já a lealdade é mensurada por meio de variáveis como recomendação do curso ou IES, escolha da IES para outros serviços, re-compra e retenção. Conclui-se que, apesar de os conceitos de retenção e lealdade serem distintos, há uma confusão entre esses, vista a ausência de definições claras para eles. Como contribuição teórica, propõe-se definições operacionais para esses construtos, bem como se sugerem questões que podem ser utilizadas para sua mensuração em estudos futuros.

 

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