RESUMO
Código: 561
Área Temática: Marketing

 

Abrir
Arquivo

 
Estudo do Comportamento de Consumo Ambientalmente Amigável: Construção das Variáveis Para Estruturação de Modelagem do Comportamento
 
Esse artigo faz parte de um amplo estudo sobre o comportamento de consumo ambiente amigável, objetivando identificar fatores que influenciam esse comportamento e, a partir desse processo, evidenciar subsídios às decisões de marketing social voltado para a adoção desse comportamento. Especificamente neste artigo é focalizado o procedimento metodológico que possibilitou a construção de variáveis descritivas do comportamento de consumo ambientalmente amigável à luz das condições do mercado brasileiro e orientado por uma compilação de estudos com experiências empíricas em outros mercados. Nesse sentido, o desenho metodológico tomou as experiências tratadas no referencial teórico-empírico selecionado como base de dados secundários, na qual se explorou sobre as variáveis descritivas dos construtos do comportamento ambientalmente amigável e dos possíveis determinantes desse comportamento. O processo de validação dessas escalas deu-se por meio da realização de pesquisa piloto de natureza quantitativa, com amostragem probabilística de 230 casos na Região do ABC Paulista. O resultado desse estudo evidenciou a presença de pelo menos cinco tipos de dimensões ilustrativas do comportamento de consumo ambiental e de vinte e sete possíveis dimensões de influência desse comportamento. O conjunto evidenciado contribui para a construção de um referencial de variáveis descritivas a partir das quais podem ser verificadas relações de dependências do consumo ambiental em relação a diferentes fatores de influência desse comportamento.

 

Apoio:   Realização:   Parceiros:
   
Patrocinadores: