RESUMO
Código: 586
Área Temática: Marketing

 

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Desafios Enfrentados Na Estrutura de Marketing: Um Estudo Sobre A Área e Marketing em Uma Empresa Internacional
 
Mudanças no ambiente resultam em reformulações das estratégicas de negócios e por conseqüência alteram as estruturas organizacionais. O presente trabalho teve por objetivo estudar as estruturas de marketing e suas possíveis configurações em empresas que atual em mercados internacionais. Para tanto, o estudo trouxe uma revisão teórica sobre o assunto e a exemplificou em um estudo de caso junto à área de marketing de uma grande empresa. Ao longo do texto foram relacionados os conceitos de estrutura organizacional, estrutura organizacional de marketing e estratégias de internacionalização e sua relação com a estrutura. Na revisão foram analisados alguns modelos classificatórios, os quais retratam possíveis configurações de estruturas de marketing e as estratégias de internacionalização das empresas. O estudo de caso ilustrou a estrutura organizacional geral e de marketing de uma empresa e suas relações com as outras áreas internacionais e as comparou com alguns modelos teóricos, como por exemplo, autonomia relativa das atividades de marketing presentes na filial frente às decisões da alta administração da empresa. Os resultados indicam que a revisão da literatura e o fenômeno estudado se adequaram e, portanto, podem ser vistos como ponto de partida para formulação de hipóteses em estudos futuros.

 

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