RESUMO
Código: 596
Área Temática: Empreendedorismo e Inovação

 

Abrir
Arquivo

 
Utilização da Técnica Laddering em Estudos Sobre Valor em Empreendedorismo
 
O estudo do empreendedorismo se encontra em uma fase pré-paradigmática. Nesse contexto, a área tem espaço para os mais diversos estudos, surgindo a possibilidade de abordar o empreendedorismo em uma perspectiva distinta das que habitualmente são empregadas. No presente trabalho pretende-se demonstrar a exeqüibilidade da aplicação da técnica laddering em estudos sobre valor no empreendedorismo, a partir de sua inserção como suporte de análise ao método fenomenológico. A técnica de pesquisa laddering, empregada para a construção de cadeia de meios-fins, proporciona dados para a visualização de uma hierarquia produzida pelas pessoas em função dos critérios de escolhas envolvidos em suas ações, denominado mapa hierárquico de valores. Isso se dá a partir da identificação de atributos (A), conseqüências (C) e valores (V) intrínsecos a análise das pessoas acerca de um determinado fenômeno. Para isso, realiza-se uma pesquisa em duas Incubadoras de Base Tecnológica localizadas no Norte do Paraná, com 11 empresários incubados e aplica-se a proposta metodológica para fins de exemplificação de sua possibilidade de uso na investigação em tela. Busca-se, assim, contribuir com a análise sobre um aspecto pouco explorado na Academia: o valor que o empreendedor atribui a sua ação.

 

Apoio:   Realização:   Parceiros:
   
Patrocinadores: