RESUMO
Código: 600
Área Temática: Gestão tecnológica

 

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Proposta de Indicadores Estratégicos Para O Produto Cartão de Crédito em Unidades de Prevenção A Fraudes no Sistema Bancário
 
Atualmente no Brasil o sistema bancário tem sido um alvo constante de fraudes. Estas ações criminosas normalmente acontecem pela vulnerabilidade nos processos e sistemas, além da falta de investimento em novas tecnologias de prevenção às fraudes. Os criminosos atuam de forma rápida e organizada sobre a grande maioria dos produtos bancários. Esta falha operacional gera enormes prejuízos aos bancos. O valor de fraude ocorrida e consequentemente de perda para os bancos nos primeiros quatro meses de 2009 no produto cartões de crédito foi de 126,5 milhões de reais, com um total de 255 mil cartões que tiveram alguma perda, segundo informações da Febraban (2009). A clonagem é responsável por 80% da perda financeira dos bancos no produto em questão. Dada a importância de prevenção de fraudes no mercado financeiro nacional, este trabalho propõe a criação de indicadores estratégicos baseados na temática do Balanced Scorecard para unidades de prevenção às fraudes focados no produto cartões de crédito do sistema bancário brasileiro. Foram criados três indicadores na perspectiva de aprendizado e crescimento, seis na perspectiva de processos internos, quatro na perspectiva de clientes e três na perspectiva financeira.

 

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