RESUMO
Código: 602
Área Temática: Globalização e internacionalização de empresas

 

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Análise do Modelo do Duplo Diamante Para O Setor Exportador do Café no Brasil e Na Colômbia.
 
Este artigo analisa empiricamente o setor exportador do café, particularmente as empresas exportadoras do café no Brasil e na Colômbia, seu modo de operar e peculiaridades, voltadas para a conquista do consumidor internacional. Utiliza-se um estudo multi-caso para testar o modelo do diamante da vantagem competitiva nacional de Porter (1990) e o Modelo do Duplo Diamante de Rugman e D'Cruz (1993) entre Brasil e Colômbia. O estudo contribui para a confirmação de um constructo que é complementar ao hegemônico Modelo do Diamante de Porter (1990). É feita uma análise dos conjuntos de fatores que a tornaram uma das mais competitivas globalmente e contrastado com o modelo de Rugman e D'Cruz (1993) para determinar a força explanatória comparativa do sucesso global do setor nos países da análise. Resultados encontram poucas inconsistências entre as previsões dos Modelos com os dados empíricos. Dos elementos do modelo são indicados aqueles que apresentam aderência total e suas contradições, por exemplo, a sofisticação dos mercados internos tanto na Colômbia quanto no Brasil. Desse modo é apresentado um resultado onde os modelos de Porter (1990) e de Rugman e D'Cruz (1993) é validado comparando-se os modelos para os países da análise.

 

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