RESUMO
Código: 627
Área Temática: Globalização e internacionalização de empresas

 

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Análise do Processo de Internacionalização de Uma Empresa Brasileira de Insumos Químicos e Adesivos
 
Este trabalho tem por objetivo analisar o processo de internacionalização de uma empresa brasileira do segmento de insumos químicos e adesivos presente em diversos países sob o prisma das Teorias Econômicas e da Teoria do Comportamento Organizacional. É produto de um estudo de caso instrumental, que teve como fontes de evidência a análise de documentos fornecidos diretamente por dirigentes da empresa, bem como informações disponíveis em website, além de anuários relativos ao comércio exterior. Para análise e interpretação dos dados da pesquisa adotou-se o procedimento de adequação à teoria, já que os dados obtidos empiricamente foram contrastados com elementos de teorias já consolidadas acerca de internacionalização de empresas. Conclui-se que a estratégia adotada pela Artecola ajusta-se à Teoria do Poder de Mercado de Hymer, ou seja, a empresa buscou intensificar sua posição no exterior e expandir suas operações para outros mercados quando as possibilidades de concentração de mercado se exauriram nos países em que já operava. E, também, que é coerente com a Teoria Comportamental do Modelo de Uppsala, que aponta a distância psíquica como fator relevante na escolha de um país pela empresa que decide se internacionalizar.

 

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