RESUMO
Código: 630
Área Temática: Globalização e internacionalização de empresas

 

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A Perspectiva Outside-in: A Influência do Contexto Externo Ao Longo do Processo de Internacionalização
 
O artigo tem como objetivo investigar a influência do contexto externo ao longo do processo de internacionalização de empresas nordestinas. A partir dos seis modelos dominantes de internacionalização disponíveis na literatura, a saber: Ciclo de Vida do Produto, Escola Nórdica, Paradigma Eclético, Escolha Adaptativa e Modelo Diamante, esse conceito chave é comparado, de forma transversal, para fundamentar a análise empírica dos casos Netuno Alimentos S.A. e Queiroz Galvão Alimentos S.A. A pesquisa caracteriza-se por sua abordagem longitudinal e por seus procedimentos metodológicos embasados na abordagem da teoria adaptativa de Layder (1993; 1998). A análise dos dados foi realizada em duas etapas: descritiva e por meio do método de comparação constante com o auxílio do software ATLAS/ti. O contexto externo, pouco discutido nas teorias dominantes de internacionalização, foi o principal determinante para orientação de mercado e estrutura. O acaso emergiu como duas manifestações distintas: desestímulos do acaso e estímulos do acaso. Verificou-se também que, apesar de toda a experiência acumulada, escolhas por estruturas no exterior e recursos competitivos, os estímulos ou desestímulos cambiais são os norteadores fundamentais do maior comprometimento com o mercado externo, incorrendo em mudanças estruturais e organizacionais nas duas empresas de acordo com a sua variação. O câmbio afeta a internacionalização, que por sua vez, altera as estratégias da empresa, ou seja, a estratégia é contingenciada pela internacionalização.

 

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