RESUMO
Código: 682
Área Temática: Marketing

 

Abrir
Arquivo

 
Proposição de Um Modelo Para Definição de Posicionamento Estratégico: Um Estudo Exploratório no Setor de Implementos Agrícolas.
 
O presente artigo apresenta a proposição de um posicionamento estratégico para a empresa S/RS, que atua no mercado de implementos agrícolas, a ser consolidado através das práticas de gestão aplicadas aos elementos do composto mercadológico (produto, preço, distribuição e comunicação). Para alcance dos objetivos, os autores realizaram, primeiramente, uma pesquisa bibliográfica que permitiu elaborar um modelo teórico para definição de posicionamento estratégico, tendo como referência principal os estudos de Hooley, Saunders, Piercy (2005), Kotler e Keller (20006) e Oliveira e Campomar (2007). Após, através de realização de pesquisa de campo de caráter qualitativo, junto a gestores e consumidores (finais e organizacionais) da organização, foram identificados aspectos pertinentes à orientação ao mercado, segmentação e foco, pontos fortes e fracos da concorrência e dimensões de diferenciação da marca, que sustentaram a proposição de valor a ser adotada no posicionamento estratégico para a empresa S/RS. Neste sentido destaca-se que tecnologia, inovação e credibilidade são fatores-chave para que a marca S/RS sustente vantagem de longo prazo em um mercado extremamente competitivo.

 

Apoio:   Realização:   Parceiros:
   
Patrocinadores: