RESUMO
Código: 683
Área Temática: Estratégia em organizações

 

Abrir
Arquivo

 
Padrões de Relações de Práticas Gerenciais: Um Estudo Exploratório em Empresas Localizadas no Shopping Recife.
 
Os shopping centers são um modelo de organização moderna, com nova forma de constituição, funcionamento e resultados. São lugares de convivência social, pois as pessoas não vão ao shopping center apenas para comprar, mas para passear e fazer novas amizades. Os shoppings surgiram no Brasil na década de 60. Em 2008 existiam 381 shoppings em operação, 65.500 lojas e mais de 720.890 empregos diretos. Além de representarem 18,3% das vendas do varejo nacional e por 2% do PIB. O Shopping Recife, foco deste estudo, é o maior e mais antigo de Pernambuco, com alto fluxo de consumidores. É formado por: 9 lojas âncoras, 6 mega lojas, 410 lojas satélites, área construída de 142.310 m², 6.300 vagas para veículos e 4 praças de alimentação. Objetivou-se investigar a estrutura de relações entre práticas gerenciais no âmbito das empresas localizadas no Shopping Recife. Foi utilizada uma abordagem metodológica multivariada considerando três perspectivas distintas e complementares entre si: análise de agrupamentos, análise da disposição espacial das variáveis através do escalonamento multidimensional e análise fatorial. Os resultados obtidos a partir das três abordagens metodológicas foram consistentes entre si, apontando evidências empíricas significativas referentes à existência de relações entre algumas das práticas gerenciais investigadas.

 

Apoio:   Realização:   Parceiros:
   
Patrocinadores: