RESUMO
Código: 690
Área Temática: Marketing

 

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A Influência da Estratégia de Multimarcas Na Avaliação das Alternativas de Compra
 
A fim de atender a diversificação e heterogeneidade das necessidades dos mercados, as empresas têm adotado a estratégia de multimarcas, a qual permite competir em diferentes segmentos de uma mesma categoria de produtos com ofertas semelhantes ou não. Este estudo analisa o impacto que esta estratégia pode ter sobre a avaliação do consumidor em relação a um forno de microondas. Para isto, analisou-se a opinião de 192 pessoas a respeito dos principais atributos de diferenciação deste produto na situação em que ele é produzido por uma empresa desconhecida e no contexto em que o mesmo produto é fabricado pela mesma companhia que comercializa a marca de forno de microondas preferida pelo respondente. Para analisar a significância estatística das diferenças na avaliação dos dois modelos, utilizou-se o teste t pareado. E, com o objetivo de formar grupos de pessoas com opiniões convergentes, procedeu-se com a análise de conglomerados. Constatou-se que a estratégia de multimarcas pode influenciar positivamente as avaliações de uma pessoa em relação a um forno de microondas, sendo os atributos intangíveis os mais impactados por essa associação, e que ela gera um risco de canibalização da demanda da marca endossante.

 

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