RESUMO
Código: 695
Área Temática: Marketing

 

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Predisposição Para Recomendar Um Local Turístico: Avaliação Ex-post no Corcovado-rj
 
Este estudo testou hipóteses específicas relacionadas à propensão dos turistas estrangeiros em recomendar a visita ao Corcovado, localizado na cidade do Rio de Janeiro. Os atributos de mensuração da satisfação foram adaptados de trabalhos cuja abordagem envolve a visitação de parques ambientais públicos. A amostra foi composta por 243 indivíduos que manifestaram sua opinião no momento de saída do parque. Como mais significativos na propensão à recomendação, foram identificados os atributos cuidado e segurança, seguidos por atendimento e higiene. Torna-se evidente, assim, que os turistas manifestaram expectativa com relação à natureza e a integridade do patrimônio público, a ponto do atributo cuidado ser representativo o bastante para a indicação do local visitado. Ademais, a sensação de segurança no trajeto e durante a visita ao monumento aparentou mitigar a percepção de risco, motivando-os a deslocar a atenção para as atrações do parque. Assim, explica-se porque os tipos de serviços que possuem uma relação direta com o a contemplação como processo de estimulação mental, a exemplo dos parques públicos e monumentos, apresentam a segurança no local de lazer como premissa básica para a predisposição à recomendação boca-a-boca. Percebe-se que os fenômenos e os fatos são tratados como um processo dinâmico, evidenciando o seu potencial cultural, ambiental e social, enriquecendo assim, o lugar turístico.

 

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