RESUMO
Código: 704
Área Temática: Gestão de pessoas

 

Abrir
Arquivo

 
Endomarketing Como Ferramenta Para Otimizar A Gestão de Pessoas, A Comunicação e Os Resultados Organizacionais
 
Este trabalho pretende analisar a contribuição do endomarketing para a realização das políticas de recursos humanos e comunicação da área de Exploração e Produção de uma empresa de energia, identificando a contribuição efetiva para a realização da estratégia de negócio, com resultados sustentáveis. Para isto, um bom relacionamento com os empregados, calcado nos princípios de uma boa governança corporativa, como transparência, equidade e ética, torna-se fundamental. A partir dos conceitos de Endomarketing como estratégia de apoio a gestão, e considerando-se a percepção dos empregados, tanto os não ocupantes de funções gerenciais, quanto os gerentes que atuam mais diretamente para o alcance das metas definidas no Plano Estratégico da Empresa, serão utilizados dados da última Pesquisa de Satisfação dos Empregados aplicada no final de 2008/início 2009. Os dados prioritários da pesquisa para os fins deste estudo serão, mais especificamente, os fatores comunicação e liderança, que possibilitam uma melhor análise da percepção dos empregados em relação às políticas de comunicação e às práticas de Recursos Humanos. Partindo-se do princípio que Recursos Humanos é um prestador de serviços aos empregados, além dos conceitos de Endomarketing e comunicação, foram utilizados também os referenciais teóricos sobre o Modelo Integrado de Lacunas da Qualidade de Serviços.

 

Apoio:   Realização:   Parceiros:
   
Patrocinadores: