RESUMO
Código: 724
Área Temática: Finanças

 

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Finanças Pessoais: Um Estudo de Caso Com Servidores Públicos
 
Este estudo teve como objetivo identificar a relação entre o nível de educação financeira e o nível de endividamento dos servidores públicos técnico-administrativos de uma instituição pública e, como objetivo complementar, identificar se há a necessidade de um programa de educação financeira para esses servidores, a partir do levantamento das áreas de maior carência de conhecimento sobre o assunto. A pesquisa, quanto ao fim, se caracteriza como descritiva e exploratória. Quanto ao meio, se caracteriza como estudo de caso, documental, bibliográfica e de campo. Para avaliar o nível de educação financeira foi atribuído gabarito para as questões que abordavam esse tema, de acordo com a nota final o respondente foi classificado em três níveis diferentes de educação financeira. Para avaliar o nível de endividamento, foi usado um quadro com quatro níveis, estipulados com base no nível de comprometimento da receita com as dívidas e a freqüência com que os gastos excedem a renda mensal. Os resultados indicaram que o nível de educação financeira dos servidores é insuficiente e que as principais deficiências dos servidores nesta área são: conhecimento da liquidez das aplicações, elaboração de lista de compras, planejamento financeiro e taxa do cheque especial. Identificou-se que os servidores, em sua maioria, encontraram-se pouco endividados, havendo baixa freqüência em níveis mais sérios de endividamento. Concluiu-se que o maior conhecimento de educação financeira influencia na condição de menores níveis de endividamento, porém esse conhecimento não exclui a possibilidade de contrair dívidas de risco. Os servidores apresentaram necessidade de cursos na área de gestão financeira

 

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