Este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise crítica à produção imobiliária de edifícios na cidade de Santos, a partir de 2005. Observou-se que o marketing imobiliário atua desfavoravelmente como agente de despersonalização das cidades, contribuindo negativamente na formação cultural do indivíduo e sua relação com o meio em que vive, por retratar uma distorção de valores influenciada pelas táticas adotadas. O trabalho visa reunir conhecimentos gerais de arquitetura e marketing, estudar a relação das disciplinas e aplicabilidade ao mercado imobiliário, assim como, analisar a qualidade do “produto imobiliário”. O método inicialmente utilizado foi o exploratório, baseado em revisão bibliográfica, seguido de um estudo de caso único da Cidade de Santos e finalizado por uma pesquisa descritiva e documental sobre os empreendimentos imobiliários na cidade. Foi percebido que o mercado imobiliário oferece o que é conscientemente almejado pelo grupo social em questão evocando imagens sobre valores associados a padrões de comportamento, e signos identificáveis a determinada classe social sugerindo uma atmosfera de conforto, segurança, estabilidade, tradição e riqueza, e assim garantindo a diferenciação social, ainda que os atributos não estejam materializados na forma da edificação. |