RESUMO
Código: 740
Área Temática: Estratégia em organizações

 

Abrir
Arquivo

 
Interação dos Stakeholders em Organizações do Turismo: O Caso do Órgão Municipal de Turismo em Guarulhos/sp
 
Este estudo tem por objetivo analisar a interação dos stakeholders do turismo, na definição de políticas e estratégias, no município de Guarulhos/SP, verificados sob a óptica da teoria do stakeholders. Em relação ao delineamento da pesquisa tem-se que a mesma se caracteriza pela aplicação de uma pesquisa exploratória, qualitativa, desenvolvida por meio de um estudo de caso único, representado pelo órgão municipal de turismo de Guarulhos/SP. Os resultados mostram que o órgão investigado tem plenamente identificado e caracterizado os principais stakeholders que interagem no setor, com noção de suas posições em negociações e ações, aspectos motivadores diversos, necessidades de alguns destes, delimitação do potencial efetivo de cada um, influências nos eventos, e alianças e parcerias existentes. No que se refere à interação, funciona no sentido de contemplar todos os envolvidos que participam dos diversos fóruns locais e regionais, dos quais saem demandas que serão embutidas no planejamento das ações do órgão investigado; em nível regional, o envolvimento dos stakeholders se dá de forma participativa, e no municipal, a interação se traduz mais por meio de parcerias em projetos específicos. Conclui-se que as ênfases recaíram sobre as instituições e associações de classe, e escolas superiores e técnicas, especialmente aquelas relacionadas ao turismo e hotelaria, sobretudo em função de sua representatividade, poder de mobilização e de organização, e capacidade de cooperar com o poder público, também em relação à interação há um claro entendimento e habilidade de lidar com os diversos stakeholders por parte do órgão pesquisado.

 

Apoio:   Realização:   Parceiros:
   
Patrocinadores: