RESUMO
Código: 744
Área Temática: Estratégia em organizações

 

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Spin-off e A Criação de Valor Para Os Acionistas: Um Estudo de Caso da Motorola
 
Atualmente os gestores e investidores procuram, como estratégia corporativa, aumentar o valor de seus ativos, por meio de fusões e aquisições. Por outro lado, algumas empresas optam pela direção oposta, ou seja, através do desinvestimento e spin-off de suas unidades de negócios (UEN), que ocorre quando as UENs são transformadas em empresas completamente independentes para também criar valor para seus os acionistas. Tendo como objetivo principal estudar o processo de spin-off e suas implicações estratégicas e operacionais ocorrido na Freescale, uma subsidiária da Motorola, em 2004, identificando os elementos de geração de valor para o acionista, este trabalho apresenta o spin-off como alternativa de geração de valor, um processo no qual a empresa-mãe separa uma UEN de sua estrutura, que a partir deste momento passa a ter total independência. No processo de spin-off, a empresa-mãe distribui as ações da nova subsidiária para seus próprios acionistas. Assim, por meio de estudo de caso realizado na Motorola que se separou da Freescale, procura-se identificar se houve criação de valor para os acionistas e quais elementos estratégicos, operacionais e financeiros contribuíram para a criação de valor.

 

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