RESUMO
Código: 745
Área Temática: Ensino de administração

 

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Análise Comparativa Entre Os Currículos dos Cursos de Ciências Contabeis das Universidades do Estado de Santa Catarina Listadas no Mec e O Curriculo Mundial Proposto Pela Unctac/onu/isar
 
A harmonização das normas contábeis tornou-se um caminho sem volta, por isso, cada vez mais, o mercado requer contadores aptos a atuar dentro e fora do país. Daí a importância da inserção de disciplinas voltadas à contabilidade internacional nos currículos das Instituições de Ensino Superior. Visando uniformizar o ensino da contabilidade, a Organização das Nações Unidas (ONU) - por meio da Conferencia das Nações Unidas sobre Comercio e Desenvolvimento (UNCTAD) e do Intergovemetal Working Group of Experts on International Standards of Accounting and Reporting (ISAR) - desenvolveu um currículo para servir de guia na formulação dos currículos dos cursos superiores em Ciências Contábeis de todo o mundo (UNCTAC, 1999). Neste estudo, objetiva-se averiguar se os currículos dos cursos de Ciências Contábeis das universidades de Santa Catarina, listadas pelo Ministério da Educação e Cultura, estão se adaptando ao Currículo Mundial proposto pela ONU/UNCTAC/ISAR. Para tanto, comparou-se os currículos de 12 universidades ao Currículo Mundial proposto pela ONU/UNCTAC/ISAR. Os resultados demonstram que 88,27% das disciplinas dos currículos pesquisados estão adaptadas ao Currículo Mundial, no entanto, apenas 4 das universidades pesquisadas ofertam Contabilidade Internacional como disciplina obrigatória

 

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