RESUMO
Código: 750
Área Temática: Estratégia em organizações

 

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Os Diferentes Conceitos, Interpretações e Aplicações da Inteligência Competitiva
 
O presente trabalho busca um maior entendimento dos conceitos e da natureza das atividades de Inteligência Competitiva, identificando na literatura as definições, modelos e estruturas que possam suportar o entendimento e a forma organizacional de Inteligência Competitiva. O estudo apresenta os conceitos clássicos de Inteligência Competitiva, discute os diferentes termos e definições adotadas, apresenta os modelos teóricos propostos para o processo de Inteligência Competitiva e como as práticas de Inteligência Competitiva podem ser organizadas dentro das empresas. Finalmente, como uma contribuição adicional, são apresentados os resultados de duas pesquisas de campo realizadas por terceiros sobre o estado da arte da inteligência competitiva no mundo que incluem empresas brasileiras. É proposta ainda a realização de uma pesquisa de dados primários com profissionais de inteligência competitiva que atuam em empresas brasileiras para identificar como eles entendem e aplicam os conceitos de IC na prática, incluindo-se uma sugestão para o instrumento de coleta de dados correspondente. Como resultado final, espera-se que esse estudo contribua para um melhor entendimento do tema e para o alinhamento dos conceitos e práticas de Inteligência Competitiva no Brasil.

 

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