RESUMO
Código: 763
Área Temática: Marketing

 

Abrir
Arquivo

 
Fatores de Influência Na Compra de Cosméticos Pelas Mulheres da Baixa Renda
 
Este artigo trata da identificação dos fatores que influenciam o consumidor de baixa renda no hábito de consumo de cosméticos, com uma análise do mercado de cosméticos no Brasil e do perfil de compra do consumidor de baixa renda na cidade de São Paulo. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas impessoais, empregadas domésticas, manicuras, cabeleireiras, ajudantes de limpeza ou mulheres predominantes da classe baixa. A amostragem foi do tipo não probabilístico, por meio bola-de-neve e ocorreu entre os meses de março e maio de 2009. Para o tratamento dos dados foram aplicadas técnicas de análise estatística descritiva e multivariada. Foram utilizados métodos de correlação, análise de cluster e análise fatorial, tendo como resultado a percepção de que: os fatores preponderantes na escolha dos produtos de beleza são a marca e o preço acessível; a maioria das mulheres da classe baixa preocupa-se muito com os cuidados higiênicos e do corpo; as consumidoras são influenciadas por quatro grupos de referência distintos: marketing, amigos, profissionais e especialistas; na hora da compra são consideradas a embalagem e a qualidade dos produtos.

 

Apoio:   Realização:   Parceiros:
   
Patrocinadores: