RESUMO
Código: 766
Área Temática: Marketing

 

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em Busca da “reputação Corporativa”: Perspectivas Conceituais e Metodológicas
 
Este trabalho tem por objetivo discutir o tema “Reputação Corporativa” nas suas mais diversas abordagens, assim apresentamos quais são os seus diferentes conceitos e como ela é pesquisada. Para melhor entender este conceito, fizemos uma breve contextualização das origens da palavra reputação e como estes estudos surgiram no meio acadêmico. A seguir, fizemos um mapeamento dos diferentes conceitos e abordagens que vêem se consolidando na discussão acadêmica sobre o tema, assim dividimos “reputação corporativa” em três grandes abordagens: reputação como ativo – em que termo reputação está sempre associado ao valor e relevância deste atributo para a competição entre as firmas; em seguida a reputação como avaliação – que inclui referências para reputação corporativa como julgamento, avaliação; e reputação como percepção - representações de conhecimento e de emoção, desde que estas contemplem uma consciência sobre a firma. Também trabalhamos a importância da crise para a reputação e finalizamos o artigo, através do apontamento de críticas e a sugestão de uma nova perspectiva conceitual. Concluímos o artigo, assumindo que a reputação corporativa é um conjunto de julgamentos sobre a empresa, que levam em consideração a análises financeiras, sociais e ambientais desta organização ao longo de sua existência. Apontamos assim, a necessidade de uma agenda futura de pesquisa que busque mensurar a reputação integrando estas três perspectivas.

 

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