RESUMO
Código: 796
Área Temática: Ensino de administração

 

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O Ensino de Empreendedorismo Nos Cursos de Graduação em Administração: Um Estudo Comparativo Entre Duas Universidades Estaduais do Paraná
 
Verifica-se atualmente a importância do empreendedorismo no desenvolvimento econômico e social e, com isso, a necessidade de se construir uma sociedade empreendedora. O melhor caminho é através do ensino, que pode estimular e desenvolver nos alunos habilidades e capacidades necessárias à gestão de um empreendimento. A efetiva aprendizagem da disciplina de empreendedorismo depende da adoção de métodos e práticas de ensino específicas, e não mais dos modelos da educação tradicional. Assim, este trabalho tem como objetivo compreender de que forma o empreendedorismo é tratado em duas das principais Instituições Públicas de Ensino Superior do Paraná. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, apresentada na forma de um estudo comparativo entre as Universidades Estaduais de Londrina e de Maringá, ambas localizadas no Paraná. Os resultados apontam que o empreendedorismo é tratado sob diferentes enfoques em cada instituição, sendo que na UEL os métodos são mais aplicados, voltados à criação de negócios. Também identificou-se relação entre o perfil do coordenador do curso e o foco dado pelo currículo à disciplina, bem como certo descompasso entre as necessidades acadêmicas e a resposta institucional para o ensino do empreendedorismo.

 

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