RESUMO
Código: 8
Área Temática: Organização do terceiro setor

 

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Identidade Organizacional no Terceiro Setor: Um Estudo Organizações Não-governamentais de Uma Cidade Mineira
 
Neste trabalho o objetivo é identificar a analisar a identidade de organizações não-governamentais, com atenção particular a como se constrói a noção identitária e a como os voluntários percebem a imagem nesse tipo de organização. A estratégia metodológica adotada é do tipo qualitativa. Este estudo se baseia em dois estudos de caso, realizados em organizações do terceiro setor de uma cidade do interior de Minas Gerais. O universo da pesquisa foi composto por empregados e voluntários das duas organizações selecionadas, tendo integrado a amostra, no total, 23 entrevistados, selecionados pelo critério de amostragem não-probabilístico intencional. Para a coleta de dados, foram utilizadas entrevistas individuais em profundidade, do tipo semi-estruturadas, gravadas, e posteriormente transcritas integralmente. Este material foi tratado com base na técnica da análise de discurso. Os principais resultados mostram que, pelas particularidades do terceiro setor, a identidade organizacional é construída gradativamente ao longo do tempo, e que os indivíduos se identificam com a organização por meio de objetivos, crenças e valores partilhados. Isso chama a atenção para as possibilidades de desenvolvimento de modelos de gestão mais ajustados ao terceiro setor e menos pautados pela visão empresarial.

 

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