Dada a falta de informações sobre os motivos que levam um estudante a optar pela carreira de Administração e sobre a forma como se dá a escolha de uma Instituição de Ensino Superior – IES para realizar o curso de Administração, decidiu-se pesquisar os motivos que influenciam essas escolhas e, por uma questão de foco, restringiu-se a pesquisa à região do ABC. Em uma fase inicial, de caráter exploratório e qualitativo, por meio de entrevistas com especialistas, foram levantados o que se suponha fossem os motivos que influenciam as citadas escolhas. Em seguida a pesquisa tornou-se descritiva e quantitativa ao procurar mensurar o comportamento dessas variáveis na população estudada. Foram então realizadas 1.635 entrevistas em 12 das 18 instituições de ensino superior da região. Com o emprego do método estatístico de Análise Fatorial foram identificados cinco fatores para a escolha do Curso de Administração, a saber: (1) empregabilidade (2) afinidade com administração (3) desenvolvimento profissional (4) acesso ao Curso (5) indicação familiar e quatro fatores para a escolha da IES: (1) infra-estrutura (2) qualidade de ensino (3) recomendações (4) acessibilidade. |