O objetivo do presente artigo é verificar a aplicação do conceito de orientação para o mercado do curso de Administração em uma instituição de ensino público no Paraná. Esta pesquisa, de caráter exploratório e descritivo, adotou como procedimento a analise qualitativa baseada nas diretrizes curriculares da IES e em um plano secundário nas diretrizes obrigatórias do Ministério da Educação. Neste sentido, as evidências são resultados da triangulação de dados, por meio de pesquisa documental, observação e entrevistas com a aplicação adaptada da escala de Markor. As entrevistas são baseadas em um modelo semi-estruturado com questões centrais direcionadas a : i)geração e inteligência de mercado, disseminação e resposta da organização. O resultado da pesquisa demonstrou que a instituição em análise apresenta uma transição em sua estrutura organizacional burocrática em passos iniciais para orientação do mercado. Observou-se que os níveis médio e intermediário da organização adotam alguns conceitos de Orientação para o Mercado como atitudes isoladas e que a integração com as políticas e diretrizes acadêmicas ainda encontra-se em processo de desenvolvimento. |