O estudo da disciplina Sistema de Informação (SI) é multidisciplinar, abrangendo múltiplos conceitos e usos dentro dos vários campos da ciência. O Administrador, gestor das organizações, utiliza-se do SI, onde a contabilidade é uma das bases para o desenvolvimento destes SIs voltados à tomada de decisão, o que conduz ao questionamento sobre a inclusão ou não da disciplina de contabilidade nas grades curriculares dos cursos de SI. O presente trabalho traz uma pesquisa quantitativa, descritiva e bibliográfica desenvolvida com o objetivo de verificar em que medida a formação deste profissional inclui disciplinas de contabilidade, as quais são grandes fornecedoras de informação para a tomada de decisão dos administradores gestores das organizações. A população estudada é o conjunto dos cursos formadores de bacharéis em sistema de informação do Brasil e, como amostra, analisaram-se as IES (Instituições de Ensino Superior) da região sul do país. Os resultados da pesquisa apontam um percentual de 46% de IES que não possuem em sua matriz curricular disciplinas de contabilidade ou correlatas, o que leva à conclusão de que pode ser necessário adequar as matrizes curriculares desses cursos no intuito de melhor atender aos requisitos de mercado para os bacharéis em Sistema de Informações. |