RESUMO
Código: 823
Área Temática: Marketing

 

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Compra Compulsiva: Uma Abordagem Multidisciplinar Com Estudantes Universitários
 
A compra compulsiva tem sido um assunto bastante discutido em artigos de inúmeros periódicos ao redor do mundo, desde a perspectiva médica, como uma desordem de comportamento, até a perspectiva dos estudos do comportamento do consumidor em Marketing. No Brasil, este é um tema ainda pouco explorado na área da Administração. Em função disso, este estudo visa contribuir com as pesquisas sobre o comportamento de compra compulsiva em uma região brasileira ainda não estudada. Baseado em uma amostra de alunos universitários nordestinos, buscou-se estabelecer as relações entre escolhas intertemporais (comportamento de risco e o papel das preferências no tempo), variáveis demográficas, atitudes ao dinheiro e uso do cartão de crédito no processo de compra compulsiva. Trata-se de uma pesquisa descritiva, direta, usando dados de corte transversal, método survey e coleta estruturada. Foram entrevistados 480 estudantes universitários de uma cidade no nordeste brasileiro. Os dados foram trabalhados com o software Statistical Package for the Social Sciences, versão 15.0, módulos de estatística descritiva, análise fatorial e regressão binária logística. Os resultados estatísticos sugerem a confirmação da influência do gênero, renda familiar, uso do cartão de crédito e dos sentimentos de ansiedade e de poder e prestígio relacionados ao dinheiro na compra compulsiva.

 

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