RESUMO
Código: 838
Área Temática: Estratégia em organizações

 

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Pesquisando Gestão em Iess Na Região Metropolitana de São Paulo: Um Modelo Conceitual
 
O presente trabalho apresenta um modelo conceitual e discute decisões metodológicas para sua aplicação. Trata-se de uma pesquisa sobre a gestão de Instituições de Ensino Superior (IES) da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) cuja coleta de dados será realizada no segundo semestre de 2009. O modelo conceitual foi construído com base na revisão da literatura sobre administração estratégica e gestão escolar, incluindo modelos de organização industrial (PORTER, 2004; 1999; 1989; 1979), visão baseada em recursos (WERNERFELT, 1984; BARNEY; HESTERLY, 2007) e teoria institucional (SCOTT, 2008; DiMAGGIO; POWELL, 1983; MEYER; ROWAN, 1977). Com base no contexto e na revisão da literatura, propõem-se seis hipóteses que expressam os resultados esperados. As relações de causalidade entre as variáveis latentes e observáveis do modelo conceitual encontram-se expressas nessas hipóteses. Em seguida, apresenta-se as opções metodológicas para a aplicação e discute-se as decisões metodológicas apresentadas. As contribuições são o modelo conceitual e respectivo instrumento validado por meio de técnicas multivariadas que buscam equilíbrio entre parcimônia, simplicidade, tamanhos de amostras, disponibilidade de ferramentas computacionais, relaxamento da premissa de normalidade nas distribuições de dados amostrados e opções de estatísticas globais de ajuste de modelos, questões pertinentes e freqüentes em trabalhos de campo na área de Administração.

 

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