O processo de aprendizagem interorganizacional tem se destacado como um dos temas emergentes para o ambiente no qual as organizações encontram-se inseridas, constituindo-se em um importante instrumento na formulação e no desenvolvimento de estratégias para as empresas que atuam na forma de redes. Diante desta perspectiva este estudo discute como se dá o comportamento de aprendizagem formal e informal entre as organizações integrantes de uma rede horizontal do setor de serviços. Assim, desenvolveu-se um estudo exploratório, de caráter quantitativo e qualitativo, sendo que o método de investigação utilizado foi o estudo casos múltiplos. Através da análise dos dados percebeu-se que o comportamento de aprendizagem predominante na rede estudada é o informal. No entanto, os gestores pesquisados têm consciência da importância da aprendizagem formal, mas estão enfrentando dificuldades no desenvolvimento de estratégias sistematizadas como uma forma de potencializar a aprendizagem entre as empresas. No estágio atual em que se encontra à rede, torna-se necessário a formalização de algumas práticas de aprendizagem como forma de garantir a manutenção dos relacionamentos ao longo do tempo. |