Este artigo realiza uma análise qualitativa sobre a influência da cultura organizacional na gestão da mudança em empresa de serviços logísticos. Entende-se que a transformação somente torna-se possível pelo comprometimento de todos os profissionais da empresa, o que é propiciado pela cultura organizacional, visto que esta introduz valores que consolidam as mudanças a partir de programas, metodologias e atividades. Foi realizado um estudo de caso a partir de pesquisa documental em uma perspectiva de mudança na DHL Global Forwarding. Analisou-se como exemplo um programa global da empresa que resultou em sua participação de mercado enquanto maior e melhor empresa de serviços logísticos no mundo. Observaram-se quais aspectos deste programa foram responsáveis pela mudança a partir da cultura da empresa. Os resultados evidenciam que a mudança foi cultural devido à adoção de uma metodologia para execução dos serviços que promove o comprometimento de profissionais na busca pela melhoria contínua na prestação de serviços e nos processos. Tal metodologia é o Lean Seis Sigma, que contribui para estabelecer critérios e condutas compatíveis com a cultura da empresa. |