RESUMO
Código: 858
Área Temática: Jogos de Empresas

 

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Os Melhores Alunos Serão Os Melhores Gestores? Contribuições Sobre A Relação Entre Conhecimento Teórico e Desempenho Gerencial Num Jogo de Empresas.
 
O presente estudo concentra-se na análise do dilema: conhecimento técnico (acadêmico) e desempenho prático, mais especificamente em explicitar que a impressão dos estudantes, apesar de pouco fundamentada pode ser empiricamente comprovada. Nesse sentido o artigo resgata estudos conduzidos no exterior (DILL, 1961, GRAY 1972, WOLFE, 1978) e replica um experimento conduzido no Brasil por Sauaia (2003). Nesse experimento, o autor analisou o dilema por meio da comparação entre testes de conhecimento e desempenho numa atividade prática realizada com jogos de empresas. Em relação aos procedimentos metodológicos o estudo se caracteriza como um experimento (CAMPBELL e STANLEY, 1979) que analisou 134 estudantes do terceiro ano do curso de Administração de uma Universidade Pública. Os dados dos testes e o desempenho na prática simulada foram tratados por testes estatísticos não paramétricos para verificar, além da correlação entre as variáveis do estudo (teste de Kruskal-Wallis), como as equipes simuladas estão ordenadas (teste de Tukey). Os resultados preliminares reforçam os achados de Sauaia (2003), ou seja, há indícios que não há qualquer correlação entre conhecimento teórico e desempenho prático no jogo de empresa, e apresentam grupos específicos, servindo de base para estudos buscando identificar possíveis fatores que explicam essa diferença.

 

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