RESUMO
Código: 864
Área Temática: Gestão de pessoas

 

Abrir
Arquivo

 
Aprendizagem em Grupo Nas Organizações: Uma Perspectiva Sociológica à Luz de Silvia Gherardi
 
A aprendizagem organizacional é um tema que já possui muitos estudos, com diversas abordagens ontológicas e epistemológicas que se refletem em um campo multiparadigmático (ANTONELLO; GODOY, 2007). Uma destas abordagens refere-se a visão sociológica da aprendizagem nas organizações (GHERARDI; NICOLINI; ODELLA, 1998; GHERARDI; NICOLINI, 2001) na qual o ambiente social é o espaço onde ocorrem os processos de aprendizagem e a geração do conhecimento.Este trabalho traz uma revisão de literatura das publicações de Silvia Gherardi sobre aprendizagem no contexto das organizações. O principal objetivo é apresentar a evolução dos estudos desta autora desde o final da década de 1990 até o ano de 2009 na área de aprendizagem nas organizações em uma perspectiva sociológica. A pesquisa foi realizada nas bases de dados do Proquest, Ebsco e também Sage publications, onde foram encontrados artigos do ano de 1998 até 2009. O resultado desta pesquisa mostra uma evolução nos estudos de aprendizagem realizados pela autora com a apresentação das práticas como a maneira de se estudar aprendizagem nas organizações e a incorporação de elementos como as metáforas e o poder para compreender melhor os fenômenos sociais referentes aos temas aprendizagem e geração de conhecimento. Gherardi (2009) sugere a mudança do termo comunidade de prática para práticas de uma comunidade.

 

Apoio:   Realização:   Parceiros:
   
Patrocinadores: