RESUMO
Código: 885
Área Temática: Empreendedorismo e Inovação

 

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Representações Sociais de Inovação
 
Na atualidade, em termos econômicos e empresariais, a inovação se torna um diferencial competitivo. O destaque atribuído a inovação no âmbito do mundo cotidiano desperta o interesse de investigação por parte da comunidade científica, ocorrendo, com isso, a criação de um conhecimento formal acerca do fenômeno inovação. Nesse cenário, emerge uma problemática de pesquisa no tocante a forma como esse conhecimento científico é representado no meio comum. Isso se traduz na seguinte questão de pesquisa: Quais as representações sociais de inovação podem ser identificadas no universo do senso comum? No presente trabalho, esse universo do senso comum se limita ao contexto organizacional de uma empresa multinacional fabricante de laminados metálicos atuante na região do Quadrilátero Ferrífero, MG. Utiliza-se como referencial a teoria das representações sociais, sendo a natureza da pesquisa de ordem qualitativa e descritiva. Por fim, a pertinência desse trabalho encontra-se na produção de resultados capazes de evidenciar, ainda que de forma inicial, as dimensões relacionais existentes entre o conhecimento científico acerca da inovação e as representações sociais assimiladas sobre esse fenômeno, produzidas a partir da lógica da conversação entre indivíduos em um dado espaço de tempo e realidade delimitada, não havendo pretensão de generalização das conclusões logradas.

 

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