Este artigo procura ampliar a compreensão sobre as dimensões do capital social e os níveis de aprendizagem da realidade de organizações que estabelecem relacionamentos interorganizacionais horizontais, procurando verificar como estes conceitos se inter-relacionam. Assim, os objetivos deste trabalho consistem em: (i) verificar as dimensões do capital social mais valorizadas pelos gestores pertencentes às organizações inseridas na rede analisada; (ii) identificar como ocorre o processo de aprendizagem organizacional segundo a perspectiva dos níveis de aprendizagem e; (iii) estabelecer relações entre as dimensões do capital social e os níveis de aprendizagem organizacional segundo a percepção dos entrevistados. A presente pesquisa se caracteriza por ser de caráter qualitativo de natureza exploratória e descritiva. O método adotado é o do estudo de caso. Os dados da pesquisa revelaram que a dimensão relacional do capital social encontra-se relacionada à aprendizagem double loop. Tais resultados permitem inferir que para que ocorra aprendizagem de nível mais elevado nas organizações que estabelecem relacionamentos interorganizacionais, torna-se necessário o estabelecimento de laços mais fortes e confiáveis entre os parceiros envolvidos, de modo a possibilitar uma mudança comportamental nas pessoas que ocupam funções estratégicas e gerenciais. |