RESUMO
Código: 892
Área Temática: Finanças

 

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Sentimento do Mercado Influencia As Taxas de Retorno Futuras das Ações? Um Estudo Empírico Com Anova de Dois Fatores
 
O objetivo deste artigo é verificar a relação entre sentimento do mercado e os preços futuros das ações. Primeiramente, é proposta uma metodologia baseada em análise de componentes principais para a criação de um índice de sentimento para o mercado brasileiro com dados do período 1999-2008. A fim de controlar efeitos macroeconômicos, o índice de sentimento foi estimado a partir de variáveis ortogonalizadas. Empresas que compõem a amostra foram classificadas em quintis de acordo com a magnitude das características: valor de mercado, risco total anualizado e tempo de listagem em bolsa. Em seguida, foi calculado o retorno médio de cada quintil (carteira) a cada trimestre, e estes dados para o primeiro e último quintis foram analisados via ANOVA dois fatores, sendo sentimento do período anterior (positivo ou negativo) o fator principal, e cada característica o fator de controle. Os resultados indicam haver influência do índice de sentimento proposto sobre as taxas de retorno futuras, sendo estas mais elevadas após um trimestre de sentimento de mercado negativo. Há indícios de existir no mercado acionário brasileiro um efeito sentimento influenciando os preços dos ativos.

 

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