RESUMO
Código: 915
Área Temática: Marketing

 

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Estratégias de Marketing em Redes Horizontais: Uma Análise da Implantação e Avaliação das Marcas Próprias
 
O estudo tem como objetivo analisar e avaliar a implementação de produtos de marca própria em uma rede de supermercados. As marcas próprias, as quais são de propriedade de um varejista (BURTON et al., 1998) visam obter maiores margens para o varejista, aumentar o controle sobre o espaço de prateleira e possibilitar maior poder de negociação na cadeia de distribuição (RICHARDSON, JAIN E DICK, 1994). A pesquisa caracterizou-se por ser um estudo de caso de natureza descritiva e com corte transversal de análise em uma Rede de Supermercados, situada na Região central do Estado do Rio Grande do Sul. Foram aplicados 450 questionários com os consumidores dos produtos da marca própria da Rede pesquisada. Num segundo momento, foram realizadas entrevistadas semi-estruturadas com 10 supermercadistas proprietários dos mercados da Rede e mais uma entrevista com o diretor de compras da Rede. No tratamento dos dados coletados foi utilizada técnica estatística para a análise dos questionários e análise de conteúdo para as entrevistas. Na concepção dos produtos de marca própria, a Rede busca trabalhar em um segmento que alia qualidade com preço, no entanto, esta qualidade não está sendo percebida plenamente pelos consumidores.

 

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