RESUMO
Código: 933
Área Temática: Marketing

 

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As Dimensões de Valor Percebido Pelos Turistas em Relação Aos Meios de Hospedagem da Ilha Grande, Município de Angra dos Reis – Rj
 
Compreender as dimensões de valor atribuídas aos serviços pelos clientes, tornou-se elemento fundamental, no que se refere à competitividade das organizações. Desta maneira, esse estudo objetivou definir, por meio de uma análise fatorial exploratória, as principais dimensões de valor para o turista em relação aos meios de hospedagens da Ilha Grande, município de Angra dos Reis-RJ. A pesquisa foi desenvolvida, inicialmente por meio da aplicação de um pré-teste, elaborado com escala Likert de cinco pontos em uma amostra de 80 turistas, norteado pelo modelo PERVAL, proposto por Gosling e Junior (2006). Após essa etapa, foram aplicados 342 questionários estruturados em uma amostra de turistas, dos quais 325 (95% do total) foram identificados como válidos. Reduziu-se o conjunto inicial de 17 variáveis observáveis em quatro fatores, que revelaram quatro variáveis latentes. O modelo oferece um índice de explicação de 61,609% da variação dos dados originais. Os resultados encontrados revelam a relevância dada pelos turistas aos fatores valor emocional; valor social; reputação e intenção de recomendação. Conclui-se que priorizar a atenção a tais fatores, pode contribuir decisivamente com a percepção de valor do cliente turista. Além das inferências realizadas nos resultados, ações são propostas às empresas que operam em meios de hospedagem.

 

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