RESUMO
Código: 950
Área Temática: Marketing

 

Abrir
Arquivo

 
O Crescimento da Terceira Idade: Necessidade de Adaptações no Mercado
 
Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise sobre a evolução demográfica da terceira idade na sociedade brasileira e as suas implicações para a pesquisa do consumidor e para as tomadas de decisões gerenciais. Estas mudanças na estrutura populacional brasileira vêm acarretando diversas alterações sócio-econômicas que não devem ser ignoradas pelos pesquisadores da área de marketing pois afetam, diretamente, os perfis de consumo da população. Para esta análise, foram feitas pesquisas em dados secundários bem como em artigos e matérias publicadas sobre o tema em questão, e foram realizadas entrevistas em profundidade com pessoas da terceira para observar as suas percepções a respeito do assunto abordado. Constatou-se, pois, que o crescimento da população da chamada terceira idade é um fenômeno que vem se desenvolvendo de forma rápida e intensa, e que poucos estudos estão sendo realizados no Brasil com foco neste tema tão relevante. A visão de que a terceira idade é um grupo homogêneo está ultrapassada e novas segmentações deste grupo devem ser pensadas para atendê-lo de forma mais efetiva. É necessário que os pesquisadores e as empresas, tenham ciência de que vem surgindo um novo perfil de consumidor que acarretará diversas mudanças nas estratégias de atendimento aos clientes.

 

Apoio:   Realização:   Parceiros:
   
Patrocinadores: