RESUMO
Código: 951
Área Temática: Marketing

 

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Percepção da Influência do Adolescente no Processo de Decisão de Compra Familiar
 
A família é uma das principais unidades de consumo que influencia o comportamento do consumidor. Trata-se de um grupo de referência primário que se distingue dos demais grupos, em termos de consumo pelo fato de que os membros têm que satisfazer suas necessidades dentro de uma limitação orçamentária comum (Dubois, 1998). De certa maneira, muitos pesquisadores da área de tomada de decisão familiar têm levado em conta a decisão do marido e esposa como sendo única, excluindo ou ignorando o papel da criança ou adolescente (Beatty e Talpade, 1994). Contudo, a partir de uma mudança cultural e econômica da família nos últimos tempos, têm-se permitido e encorajado bastante a participação dos filhos nas decisões de compra familiar (Foxman, Tansuhaj e Ekstrom, 1989). Sob essa ótica, este artigo, relaciona a tríade marido-mulher-adolescente como foco principal de análise para compreender o grau de influência dos adolescentes para o processo decisório de compra de produtos do tipo durável, não-durável e serviços. Este estudo relata uma pesquisa survey conduzida em Curitiba, realizada com 93 famílias, no ano de 2004. Por meio de análise estatística, os resultados sugerem que os adolescentes participam de forma diferente conforme o gênero e quantidade de filhos no núcleo familiar

 

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