RESUMO
Código: 970
Área Temática: Gestão de pessoas

 

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Comprometimento Organizacional no Setor Público: Estudo de Caso de Uma Faculdade da Universidade de São Paulo(usp)
 
Segundo Walton apud Borges, Marques e Adorno (2006) o funcionário comprometido contribui para aumentar a qualidade dentro da organização, diminuir custos com desperdício, reduzir a rotatividade e o absenteísmo e implementar a mudança. Apesar de não haver consenso quanto ao construto ‘comprometimento’, seu caráter multidimensional é reconhecido por diversos autores, dentro os quais se destacam Meyer e Allen. Dada a relevância do estudo do comprometimento organizacional em instituições do setor público, o presente trabalho abordará esse tema utilizando como estudo de caso uma faculdade da Universidade de São Paulo. Tem-se como objetivo identificar a presença dos componentes do comprometimento organizacional descritos por Meyer e Allen(1991) – afetivo, instrumental e normativo - nos funcionários da mesma e contrapor às opiniões e percepções dos ocupantes dos cargos de chefia aos quais estes mesmos funcionários se subordinam diretamente. O estudo tem caráter exploratório e qualitativo e utiliza-se de aplicação de questionários e entrevistas, seguindo-se de análise de conteúdo e cruzamento dos dados encontrados. Como resultados gerais, observou-se presença forte do componente afetivo, presença frágil ou indecisa do componente instrumental e presença frágil do componente normativo. Além disso, observou-se certo ‘desalinhamento’ entre a percepção dos chefes e a opinião dos funcionários no que tange ao comprometimento.

 

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