RESUMO
Código: 984
Área Temática: Marketing

 

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Uma Comparação Entre Entrevistas Face-to-face e Entrevistas On-line Via Chat Aplicando A Técnica de Laddering
 
A tecnologia computacional vem modificando hábitos dos consumidores; é de se esperar, pois, que haja uma reflexão sobre a adequação das ferramentas de pesquisa a essa nova realidade. O foco deste estudo está na comparação da entrevista on-line via chat com as tradicionais entrevistas face-to-face, na intenção de responder: quais as vantagens e desvantagens que entrevistas on-line via chat apresentam em relação às entrevistas face-to-face? Este artigo oferece, então, uma investigação a respeito da eficiência e da eficácia da entrevista on-line via chat enquanto ferramenta de pesquisa em marketing. Para tanto, apóia-se no consumo de caipirinha como objeto de estudo e na técnica laddering, da Teoria da Cadeia Meios-Fins, como modelo de codificação e categorização dos dados e de visualização dos resultados. Como resultado principal, tem-se que tanto os chats on-line quanto as entrevistas face-to-face possibilitaram o mesmo entendimento da circunstância social estudada, tornando a entrevista on-line via chat tão eficaz quanto às entrevistas tradicionais. Incentiva-se a realização de estudo similar a outras experiências de consumo, em outros contextos culturais e com perfil diferenciado de amostra.

 

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