RESUMO
Código: 992
Área Temática: Marketing

 

Abrir
Arquivo

 
Comportamento do Consumidor Na Compra de Produtos Orgânicos
 
Em relação aos produtos alimentares, o comportamento dos consumidores e sua decisão de compra envolvem tanto a interação do consumidor quanto atributos intrínsecos e extrínsecos dos produtos. Considerando a crescente preocupação com a degradação do meio ambiente e a valorização de uma alimentação saudável, a agricultura orgânica representa uma alternativa saudável e sustentável. Assim, este trabalho buscou traçar o perfil do consumidor de frutas orgânicas e sua percepção quanto aos atributos relevantes em sua decisão de compra. Para responder ao problema de pesquisa, realizou-se uma pesquisa quantitativa e descritiva. Os dados primários foram levantados por meio de uma survey. Em relação ao perfil, identificou-se um consumidor diferenciado em termos sócio-demográficos, com maior escolaridade e renda, faixa etária mais avançada e de maioria feminina. Além disso, demonstra comprometimento coletivo, pratica atividades ambientalmente responsáveis e voltadas a uma vida ativa e saudável. Por fim, identificaram-se como mais relevantes, em ordem decrescente, os seguintes atributos: ausência de insumos químicos, benefícios à saúde, credibilidade do estabelecimento de venda, frescor e certificação do produto. Isso sinaliza uma maior importância de atributos extrínsecos do que intrínsecos para os consumidores de produtos orgânicos.

 

Apoio:   Realização:   Parceiros:
   
Patrocinadores: