RESUMO
Código: 999
Área Temática: Marketing

 

Abrir
Arquivo

 
Processo de Decisão de Compra de Óleos Lubrificantes Na Paraíba
 
O objetivo do presente trabalho é estudar o processo de tomada de decisão de compra de um mercado específico: consumidores de óleos lubrificantes no Estado da Paraíba. O modelo teórico utilizado para a realização de estudo foi o de Blackwell, Engel e Miniard (2005), em que se realizou uma pesquisa descritiva, através de um levantamento quantitativo. Durante um mês, foram coletados 376 questionários, distribuídos em quatro cidades: João Pessoa, Mamanguape, Campina Grande e Cajazeiras. Os resultados mostram que os consumidores, no seu processo de compra reconhecem a necessidade de compra internamente, realizam a busca de informações através da procura interna por produtos que já utilizaram e da busca externa em fontes comerciais. Verificou-se também que os atributos considerados mais importantes para a escolha do produto são marca, indicação do fabricante do veículo e qualidade dos serviços oferecidos pelo varejista. Verificou-se forte influência da comunicação boca a boca, conforme as opiniões dos respondentes. Finalmente, verifica-se que os consumidores consideram importante o descarte adequado do óleo lubrificante e seus resíduos.

 

Apoio:   Realização:   Parceiros:
   
Patrocinadores: