Workshop de desenvolvimento de Best Papers

O XIII Semead promoverá, pela primeira vez, o Workshop de Desenvolvimento de Best Papers dentre suas atividades. O propósito dele é criar um ambiente construtivo para que se dê feedback de qualidade para a melhoria dos artigos, provendo o desenvolvimento da comunidade científica.

Em congressos científicos, o tempo destinado à discussão de cada artigo é geralmente limitado. O Semead quer contribuir para o desenvolvimento mais completo da pesquisa científica, coisas que normalmente num espaço tão curto de tempo não é possível.

Dessa forma, parte dos artigos que tiveram uma ótima avaliação poderá participar de uma sessão de honra com maior tempo para discussão e feedback diferenciado por especialistas no assunto da pesquisa.

Artigos selecionados

Poderão participar do Workshop parte dos artigos com as melhores avaliações pelo processo de blind review e dupla indicação para as revistas científicas que apóiam o evento.

O número de artigos que passam por estes dois critérios varia todos os anos. Por isso, a comissão organizadora do Workshop fará uma seleção dentre os artigos que tiverem dupla-indicação, considerando uma combinação de:

- interesse dos autores em participar do Workshop;

- número de artigos por linha de pesquisa, devido à disponibilidade de especialistas em cada assunto;

- artigos de pesquisadores de Estados fora de São Paulo;

- artigos desenvolvidos por pesquisadores recém formados ou em formação.

Embora se use a dupla indicação para revista como referência na escolha dos artigos, a participação ou não no Workshop não implica em fast track para as revistas apoiadoras do evento, processo que será feito à parte durante o Semead.

Porém, mesmo a submissão em fast track não garante a publicação dos artigos, já que ainda passarão por avaliação. Dessa forma, o workshop provê feedback de avaliadores das revistas, o que pode facilitar e agilizar a aprovação futura dos artigos, tanto nas revistas do evento quanto em outras. O aprendizado decorrente dessa participação pode também facilitar publicações futuras, tanto para os apresentadores dos artigos quanto para o público presente.

A idéia é buscar a melhoria dos trabalhos em um ambiente estruturado, mas de informalidade.

Os artigos selecionados serão convidados a apresentarem nesta sessão especial do evento. A participação dos autores não é mandatória; aqueles que preferirem poderão apresentar seu trabalho nas seções tradicionais do Semead.

Os que participarem do Workshop receberão certificado da sua participação na sessão de honra.

Estrutura do Workshop

O Workshop terá uma hora e meia de duração, seguindo a seguinte programação:

30 min

Sessão magna, aberta com apresentação dos editores de revistas científicas.

60 min

Seções simultâneas de apresentação e discussão dos artigos, abertas ao público

A sessão magna aberta terá a participação de editores das revistas científicas. Eles darão informações importantes sobre o processo de avaliação de artigos científicos, destacando os principais cuidados metodológicos que surgem nas avaliações em sua revista.

As seções de apresentações e discussão dos artigos seguirão a seguinte estrutura sugerida:

- 20 minutos para a exposição do artigo, pelo autor, com uso de equipamento de projeção

- 20 minutos para o feedback aprofundado, dado por um especialista no assunto

- 20 minutos para comentários do autor e dos pesquisadores que estiverem atendendo à sessão, aberta a todos congressistas do evento.

Diferentemente das seções tradicionais, as apresentações do workshop terão por objetivo discutir questões de melhoria da pesquisa desenvolvida pelos autores.

Consultores especialistas

Os artigos receberão feedback de professores doutores, pareceristas de revistas científicas renomeadas e especialistas no assunto da pesquisa. Dessa forma, pretende-se oferecer aos participantes um feedback de um parecerista dado pessoalmente, de forma que se possa contribuir para a melhoria do artigo apresentado.

Comissão responsável pelo workshop

Prof. Dr. Sérgio Nunes Muritiba, Universidade Nove de Julho

Profa. Dra. Patricia Morilha Muritiba, Universidade Nove de Julho

Prof. Dr. Antonio Carlos Gil, Universidade São Caetano do Sul

Prof. Dr. Martinho Isnard de Almeida, Universidade de São Paulo

 

 

 

 

 

Parceiros: Apoio: