RESUMO
Código: 1001
Área Temática: Estratégia em organizações

 

Abrir
Arquivo

 
Visão Baseada em Recursos: Estratégia Competitiva de Um Laboratório Nacional no Mercado Farmacêutico Brasileiro
 
O presente trabalho mostra a movimentação estratégica de um laboratório farmacêutico nacional, em função das mudanças em seu ambiente de negócios, que tem orientado suas ações para um posicionamento em recursos, frente a tendência natural de posicionamento no mercado. O objetivo é apresentar um estudo empírico através de estudo de caso a partir do construto teórico da Visão Baseada em Recursos (RBV) que, nos últimos anos, apresenta-se como alternativa a tradiconal Visão Baseada no Mercado ou visão da vantagem competitiva. Procedeu-se uma análise dos recursos internos e das estratégias, que permitiram a organização estudada ocupar a terceira posição em faturamento bruto, dentro do mercado farmacêutico brasileiro. A visão da empresa foi obtida a partir de entrevistas semi-estruturadas com diretores e gerentes e os resultados do estudo foram analisados à luz do referencial teórico da RBV e das informações sobre o mercado farmacêutico no Brasil. Como resultado, verifica-se a convergência da literatura de RBV, em que a identificação e uso das capacidaes e dos recursos únicos da organização têm relevante impacto no desempenho e competitividade da mesma no mercado de medicamentos. O estudo busca contribuir para a melhor compreensão do que são recursos considerados diferenciais e estratégicos para uma empresa.

 

Apoio:   Realização:   Patrocínio:
       
Parceiros: