As pequenas empresas têm tido sua importância reconhecida nos cenários econômicos dos países. Estudos do Sebrae (2000) demonstram que tais empresas representam, no Brasil, 95% dos estabelecimentos do setor industrial, 98% do setor comercial e 99% do setor de serviços, e são responsáveis por cerca de 60% da oferta de empregos (ALVIM, 1998). Com o objetivo de identificar a concepção que empresários de pequenas empresas (que estão a mais de cinco anos no mercado) em um município de Minas Gerais possuem sobre o Marketing, o artigo faz uma confrontação desta concepção com os conceitos apresentados na literatura. Como referencial teórico, é apresentada uma breve revisão sobre o conceito de Marketing como função, processo e filosofia; sobre pequenas empresas e sobre o marketing para pequenas empresas. Como resultados, pode-se depreender das análises que, mesmo não dominando conceitos e ferramentas de Marketing, os empresários possuem orientação de mercado no que se refere à gestão de sua empresa. Os resultados confirmam que, ainda que o conceito de Marketing seja estranho para muitos empresários, os mesmos o implementam sem ter consciência de que o estão fazendo, conseguindo se manter no mercado por meio de ações informais que investem no relacionamento com o consumidor. |