RESUMO
Código: 1027
Área Temática: Marketing

 

Abrir
Arquivo

 
Marketing Para Baixa Renda: Uma Análise das Estratégias Implementadas Por Lojas de Departamento em Campina Grande - Pb
 
O objetivo desse estudo é o de descrever as estratégias de marketing direcionadas para o público de baixa renda adotadas por gestores de lojas de departamento em Campina Grande -PB. A fundamentação teórica procurou apresentar características peculiares ao consumidor de baixa renda e discutiu com maior ênfase elementos que compõem as estratégias de marketing, de acordo o modelo de Parente (2007), quais sejam: atmosfera de loja, produto, preço, localização e comunicação. Foi desenvolvido um estudo de caso descritivo com abordagem qualitativa em duas lojas de departamento da cidade, uma de abrangência nacional e localizada em shopping center e outra de origem local com atuação no centro da cidade. A coleta dos dados ocorreu principalmente por meio de entrevistas semi-estruturadas, realizadas com dois membros de cada organização. Os resultados descrevem como as empresas fazem uso de estratégias de marketing que seduzem o consumidor de baixa renda e as fazem alcançar relativo destaque no seu setor. A empresa de porte nacional apresentou um modelo de ação profissional e predominantemente definido pela matriz e a empresa de origem local, embora amadora, desenvolve caminhos alternativos que a conduz a um posicionamento de destaque. O estudo serve de ensinamento gerencial aos varejistas de maneira geral.

 

Apoio:   Realização:   Patrocínio:
       
Parceiros: