RESUMO
Código: 1034
Área Temática: Jogos de Empresas

 

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Competição em Variáveis de Marketing: Proposta de Um Modelo Para Análise em Jogos de Empresas
 
Num jogo de empresas cada período constitui um desafio aos participantes devido à falta de informações sobre a conduta competitiva dos demais participantes. Baseado neste prisma, questões surgem sobre como se devem variar os fatores de decisão para obter um desempenho superior nos vários períodos de um jogo de empresas. Na maioria dos jogos de empresa, os jogadores devem decidir sobre variáveis de marketing (preço, propaganda), de produto (pesquisa e desenvolvimento), planta (investimento em capacidade), compra de insumos e distribuição de dividendos. Com relação à aplicação desta análise em jogos de empresas Rachid et al. (1980) analisam diferentes tipos de precificação e sugerem estratégias para períodos iniciais que são caracterizados por pouca informação disponível. Porém esta análise é prescritiva e não é baseada em dados empíricos. O presente artigo objetivou propor um modelo para análise de variáveis de marketing considerando reações competitivas tomadas pelos concorrentes. O estudo revisa os principais constructos aplicados à competição nos modelos de oligopólio, teoria dos jogos e modelos de marketing. O modelo proposto consiste numa nova abordagem para análise de situações competitivas baseadas em cadeia de Markov. A proposição do estudo se mostrou condizente com abordagens recentes da racionalidade limitada e impossibilidade de se considerar abordagens eminentemente normativas.

 

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